Waybit Software Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XControlar o estoque de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada e cansativa, mas existem formas de organizar o controle do estoque de forma que não seja necessário verificar todos os dias, contar o estoque todos os dias e poder ficar despreocupado com falta ou excesso de estoque. Leia abaixo algumas formas de resolver seus problemas de estoque.
O calculista mental Thomas Fuller disse uma vez “Tudo, antes de ser fácil, é difícil”. Ao ler essa frase, é provavel que pense que é de algum coach ou alguém querendo apenas dar uma mensagem positiva e otimista de que tudo pode se tornar fácil, mas ao ler e pensar nessa fala, é possível entender que é algo real e plausível, até confirmado por Aristóteles quando disse “Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um feito, é um hábito”. O controle do estoque é uma prática habitual que todo empreendedor deve ter e que é o centro de tudo nos negócios, até porque a maioria dos empreendimentos é baseado em estoque, previsão de vendas e lucro... tudo voltado pra estoque. Veja algumas formas de simplificar essa prática na sua empresa:
A prática pode levar a perfeição sim, mas também não é necessário e obrigatório que a prática seja feita todos os dias, desde que não seja esquecida. O controle do seu estoque pode ser feito de várias formas, vai depender da sua quantidade de vendas, qualidade de vendas e também na forma como se espera que seja o desempenho das vendas, vamos tratar as formas de organizar o controle do estoque nos baseando nessas 2 situações:
* Ticket médio altíssimo com poucas vendas - Nessa primeira situação, indicamos fazer uma contagem geral de estoque mensalmente, pois como a preocupação é com o valor das vendas e não com a quantidade, é importante fazer uma contagem do seu estoque 1 vez por mês, para que você veja uma evolução das suas vendas e para que possa projetar com inteligência os próximos meses pra não faltar para as vendas. Nessa situação, se atente a ter pouco estoque, mas o suficiente para manter a quantidade de vendas ou aumentar pouco, para não sobrar estoque e acabar com dinheiro parado.
* Ticket médio baixo com muitíssimas vendas - Nessa segunda situação, a rotatividade do estoque é muito alta e é necessário ter muita atenção e cuidado, indicamos que seja feita uma contagem geral a cada 2 semanas, ou caso seu estoque seja perecível, faça uma contagem geral semanalmente para que não tenha estoque estragado ou faltando.
Mantendo esses hábitos com essas formas de controlar o estoque, provavelmente seu controle de estoque já vá melhorar em 150%.
Pode parecer algo bobo ou ineficiente pensar dessa forma, mas saber sempre onde todas as coisas estão torna tudo mais fácil de controlar, concorda? É com base nesse pensamento que vamos desenvolver essa ideia.
Separar seu estoque e sua área de venda por categoria traz mais clareza tanto para os funcionários para repor o estoque, para o dono da empresa para controlar a quantidade e principalmente para o cliente ao visitar o estabelecimento, pois traz um ar de que é fácil comprar as coisas ali, pois todas as vezes que volta, tudo está exatamente onde achou da última vez e não é necessário pensar para comprar, é automático voltar e comprar a mesma coisa, pois vai estar no mesmo lugar.
O jeito mais fácil de começar a colocar essa ideia em prática é colocar etiquetas nas prateleiras e criar barreiras de separação entre as categorias, tamanhos e até tipos de produtos, pois não vai ser preciso olhar pra saber o que tem dentro das caixas ou no estoque inteiro, apenas ao bater o olho, já será possível saber onde cada coisa está. Da mesma forma acontece na área de vendas, pois a conferência e reposição do estoque vai se tornar muito mais fácil.
Prever o futuro pode ser possível sim, se tiver a organização correta, como ter uma previsão de quanto será necessário comprar para que não falte estoque, ou até não sobre estoque. O termo usado para essa organização no meio financeiro é Previsão Orçamentária, então podemos dizer que essa seria a Previsão de Movimentação de Estoque. Existe uma conta que é feita para que essa previsão seja facilitada que é olhar para um período que se passou, quanto de estoque se vendeu e fazer a mesma conta para frente, calculando também os riscos e possibilidades, veja um exemplo:
Nos últimos 3 meses, vendi 500 unidades do produto X, divididos da seguinte forma:
* 300 no primeiro mês - mês de muita movimentação na cidade e superou o esperado em vendas
* 120 no segundo mês - mês normal de vendas perto do limite esperado para bom
* 80 no terceiro mês - mês normal de vendas perto do limite esperado para ruim
Para calcular a previsão de compras para os próximos meses, deve-se pensar sempre na média de meses normais, sem se ater em uma movimentação muito alta decorrente de um feriado ou período festivo na cidade.
Então deve-se pegar o limite para bom + o limite para ruim e gerar a média, que são 100 unidades e multiplicar para os próximos meses, o que dariam 300 unidades. Porém, algo que é necessário sempre avaliar são feriados, datas festivas e períodos escassos (baixa temporada), pois varia de cidade para cidade e também de qual tipo de produto é vendido, isso vai fazer variar se vale a pena comprar mais ou menos do que a média calculada.
Sabia que o Dominus é o sistema perfeito pra você ter o controle estoque de forma facilitada e de forma inteligente, unificando todo o processo de vendas, compras, estoque, financeiro e muito mais!
Conta com relatórios completos para conferência de vendas, inventário para contagem de estoque, previsão orçamentária financeira, controle e cálculo de custos, pedidos de compra com o cálculo de previsão de estoque automatizado e ainda relatórios de financeiro como Balancete e DRE.
Venha conhecer o melhor sistema para a gestão do seu negócio, clique aqui e veja a transformação do seu negócio acontecer!
Conheça conteúdos para te auxiliar na gestão do seu negócio.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X© Waybit Software. Todos os direitos reservados.
Feito com
Olá, deixe seu comentário para COMO CONTROLAR O ESTOQUE DA EMPRESA SEM ERROS