COMO COBRAR OS CLIENTES INADIMPLENTES?

O seu coração acelera só de pensar em ter que cobrar os seus clientes?

COMO COBRAR OS CLIENTES INADIMPLENTES?

Realizar cobranças não precisa ser sinônimo de enfraquecer esse relacionamento. Pelo contrário, agindo com educação e transparência, a sua empresa pode fortalecer os laços com os clientes, mesmo quando a situação não é das mais favoráveis, como no caso de cobranças por atrasos nos pagamentos.

Saiba a hora de cobrar⏰

Não mande mensagem aos finais de semana, tarde da noite ou muito cedo, a não ser que o próprio cliente diga que prefere ser lembrado nesses momentos. O ideal é enviar as mensagens quando o cliente está online.

Os motivos para um cliente não pagar são inúmeros, desde não ter o dinheiro naquele momento até ter esquecido da data de pagamento

Você não precisa perguntar diretamente essas razões, mas mantenha o canal de comunicação aberto e dê espaço para o cliente se expressar se ele quiser.

Encontre o tom certo, mas seja firme!

A educação na hora de cobrar os seus clientes é fundamental, independentemente da situação. Aliás, constranger ou ameaçar consumidores é considerado um crime no Brasil. Então, por mais que o atraso ou a falta de pagamento esteja comprometendo os números do seu negócio, é preciso manter a calma e buscar a melhor forma de resolver o problema.

Uma ideia é programar notificações de e-mail ou SMS para serem enviadas com alguns dias de antecedência ao prazo final, no dia do vencimento, com um dia de atraso e assim por diante. Além disso, você pode criar alguns templates de mensagem e adaptar de acordo com o cliente, o valor e o meio de pagamento para personalizar o que será enviado.

Não automatizar os processos

Ainda quando se trata de gestão de cobranças, é preciso buscar soluções voltadas para a otimização. É nesse cenário que entra a automação de processos. O gerenciamento das etapas e processos não precisa ser uma tarefa totalmente mecânica, pelo contrário, atividades manuais geram perda de tempo e de dinheiro.

Por exemplo, já pensou no tempo que você perde verificando se o pagamento de determinado cliente foi efetuado junto ao banco? Agora, imagine se você pudesse acessar um sistema que informasse todos os pagamentos do dia ou ainda os pagamentos que foram gerados, mas ainda estão em aberto?

Isso facilitaria muito sua rotina, não é mesmo? Pois é justamente isso que a automação de processos pode fazer pela sua empresa!

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