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XAtrair os clientes para seu restaurante às vezes pode ser um desafio por vários motivos: concorrência, atendimento, sabor, ambiente, experiência, etc. Além de atrair os clientes para consumir seus produtos, é importante sempre agregar mais experiência para o cliente ao consumir não só um prato principal, mas também a entrada, sobremesa e até um cafézinho no final de tudo. Nesse artigo vamos falar sobre métodos para chamar a atenção sensorial dos clientes para aumentar seu ticket médio no dia a dia. OBS.: MÉTODO BÔNUS NO FINAL DO ARTIGO
Talvez você possa pensar: "Eu já vendo bem e consigo suprir minhas necessidades apenas vendendo os pratos principais e com o cliente ficando satisfeito e fidelizado.", mas e se o melhor dos casos pudesse acontecer e esse cliente fidelizado também consumisse sempre uma entrada quando visita seu restaurante, ou até uma sobremesa que remete à infância, ou até mesmo um café após a refeição para limpar o paladar? Os 5 métodos que vamos passar nesse artigo vão ensinar formas de vender mais a cada venda, com cada cliente e assim fazer seus lucros aumentarem e seus clientes ficarem mais satisfeitos.
O primeiro método faz alusão a um cardápio inteligente, onde antes de todas as opções de cada tipo de produto que você tenha, o seu cliente possa ver sugestões de menus completos, como entrada, prato principal e sobremesa, ou se for uma cafeteria, poderia ser um lanche quente salgado, depois uma sobremesa gelada e no final um café para fechar a conta. Todos esses produtos são vendidos no seu espaço, mas oferecer em um menu completo com um desconto mínimo, já faz o cliente parar pra fazer um cálculo e ver que valeria a pena comprar o menu completo para ter a experiência completa.
Esse segundo método é também uma estratégia de marketing além de estratégia de vendas. Colocar um totem em cada mesa com uma foto de uma sobremesa saborosa como sugestão após uma refeição e/ou imagens de produtos passando em televisões ou até fotos em quadros dos seus produtos espalhados por todo o espaço fazem com que o cliente fique cercado de informações de tudo o que seu restaurante oferece e faz com que a mente do cliente crie desejo por consumir mais produtos além daquele que ele já pediu ou gostaria de pedir.
Para esse passo funcionar, depende de uma boa colaboração dos garçons em oferecer as melhores opções de menus completos e promoções de combos para vender um valor mais alto, com um pequeno desconto, porém aumentando o valor médio das vendas diárias. O garçom precisa convencer o cliente de que precisa consumir aquele menu ou combo específico pois foi criado exatamente para aquele dia e tem quantidades limitadas, gerando uma sensação de urgência, já que o produto irá acabar ou pode não estar mais disponível nos outros dias.
No final do atendimento, é sempre interessante que qualquer atendente sempre ofereça mais produtos para consumo indicando para o cliente que a experiência não ficará completa se não consumir esse complemento final específico, como uma sobremesa, uma bebida refrescante ou um cafézinho. Caso apenas ofereça pagamento no caixa, ao invés de receber os pagamentos nas mesas, é de suma importância que tenham produtos amostra de frente para o cliente no momento do pagamento, fazendo com que desperte desejo e o cliente acabe comprando o produto.
No primeiro atendimento, para gerar uma boa primeira impressão, vale até oferecer brindes para o cliente experimentar algo do seu restaurante para deixar aquele gostinho de "quero mais", como uma pequena amostra de uma sobremesa saborosa, uma entrada, uma bebida, ou até uma degustação de algum componente de algum prato, pra que desperte desejo de voltar e consumir esse prato na próxima vez. Essa técnica normalmente é infalível e faz com que o cliente se sinta importante e veja que o espaço se importa com a satisfação, experiência e com o que ele gosta.
Construir um cardápio com opções fixas é importante, até para que os clientes sempre possam voltar para pedir o famoso "de sempre", mas dar opções sazonais de consumo é crucial para que o cliente tenha a curiosidade de experimentar algo novo, diferente e que vai acabar. Gere esse desejo ao informar sobre a opção sazonal nas redes sociais e até com os atendentes no momento em que o cliente chegar no seu restaurante, com algum flyer informando sobre as opções sazonais do momento.
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